Bibliografia Ulisses Girardi

A trajetória de conquistas de Ulisses Girardi reflete seu compromisso com as raízes de sua história, intimamente relacionada com a vida no campo. Natural da cidade de Benedito Novo (SC), nasceu em 27 de outubro de 1957. Filho de Ervino e Ignes Girardi, durante a adolescência trabalhou na agricultura, atividade à qual a família se dedicava.

Aos dezoito anos ingressou no Seminário Franciscano – TOR (Terceira Ordem Regular). Fez noviciado em Nova Olinda do Norte (AM) e cursou Filosofia no Centro de Estudo de Comportamento Humano – CENESC, em Manaus (AM). Este período, vivenciado na região norte do Brasil, foi de importante significado em sua formação pessoal: pôde conhecer e dimensionar a importância da Floresta Amazônica; as peculiaridades de seu povo, sua cultura e seus costumes. Certamente, toda essa rica experiência seria decisiva para os projetos de sustentabilidade que desenvolveria no decorrer de sua trajetória profissional. Cursou dois anos de Teologia em Campinas (SP), na Pontifícia Universidade de Campinas (PUCC).

 

Ulisses Girardi conheceu a região da Baixa Mogiana graças ao trabalho que veio executar nas empresas do grupo Thompson. Em 1992, em Mogi Mirim (SP), fundou a empresa Visafértil – Fertilizante Orgânico, que produz e comercializa adubo orgânico composto. A partir daí, uma série de ações empreendedoras passam a expressar seus valores de vida, alicerçados na questão da sustentabilidade.

A Visafértil, empresa consagrada na produção de adubo orgânico com matérias – primas renováveis de industrias e agroindústrias, sentiu a necessidade de desenvolver um projeto experimental inovador que viabiliza a coleta dos resíduos orgânicos domésticos e de restaurantes em sacos compostáveis. Esse projeto torna viável a coleta seletiva dos resíduos orgânicos de restaurantes em sacolas compostáveis, promove a produção de um adubo orgânico de boa qualidade. Avaliado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), comprovou-se que sua utilização na cadeia de produção de alimentos oferece uma solução definitiva, sustentável e eficaz para a destinação desses resíduos orgânicos, resultando em benefício imenso à agricultura e ao meio ambiente. Esse projeto de compostagem de resíduos de restaurantes da Visafértil foi merecidamente condecorado com uma Menção Honrosa, na edição de 2016 do prêmio promovido pelo Departamento de Meio Ambiente da FIESP.

 

Atualmente, em parceria com a estância de Socorro (SP), a empresa vem aplicando experimentalmente esse projeto com resíduos orgânicos domésticos, através de assessoria técnica e pedagógica. O referido projeto já apresenta resultados positivos e vem sendo utilizado na recuperação de áreas degradadas, em jardins e na adubação de uma horta municipal, além de enriquecer a merenda escolar com verduras e legumes fresquinhos e sadios.

 

Na cidade de Jaguariaíva (PR), Ulisses Girardi fundou a empresa Lupa que produz substrato agrícola, com matérias-primas selecionadas e renováveis, que agrega vários benefícios. O processo de produção de substratos Lupa é inovador, pois proporciona ao produto final um excelente padrão de qualidade e produtividade e gera muitos benefícios aos agricultores e ao meio ambiente.

Sua preocupação com a responsabilidade socioambiental o motivou a criar a Preservação Ambiental Visafértil, que atua na manutenção, preservação e recuperação de espécies da Mata Atlântica e na regeneração das nascentes e retorno da fauna. Esse projeto veio ao encontro de sua ideologia, com o propósito de amenizar os efeitos da devastação da Mata Atlântica. Ressalte-se que mais de 90% dessas matas já foram excluídas do nosso planeta, junto com a sua fauna exuberante. Para o enriquecimento dessas matas, o cultivo escolhido foi o Palmito Juçara (Euterpe Edulis), por ser uma espécie em extinção. Hoje já se avista uma grande quantidade de espécies exuberantes, alterando o antigo cenário de degradação inicial. Essas reservas ambientais localizam-se no Estado de Santa Catarina, no município de Benedito Novo, terra natal de nosso biografado.

 

Consciente do poder transformador da Educação, no ano 2.000 contratou colaboradores analfabetos e fundou a Eco Escola Visafértil. Ulisses Girardi em busca de profissionais qualificados para alfabetizá-los visando ao conhecimento, à inclusão social e cultural, e ao resgate da autoestima. O sucesso da iniciativa merece aplausos: após dezoito meses, os alunos receberam certificados do 5º ano do ensino fundamental, reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Hoje a Eco Escola Visafértil – Educação Ambiental é um ícone em conscientização, ação e educação ambiental em todos os níveis educacionais, empresariais, institucionais e comunitários. O objetivo é claro: formar uma sociedade consciente dos problemas socioambientais e a busca de soluções através de ações positivas.

 

Ulisses é colunista da Revista Floresta Brasil Amazônia e atua também em outros meios de comunicação. Realiza palestras, através de fóruns e seminários voltados à sustentabilidade social e ambiental. Em razão de seu empreendedorismo na área da sustentabilidade e total dedicação à causa socioambiental, recebeu vários prêmios. Entre eles, o Prêmio e Medalha Chico Mendes e foi homenageado pela ESALQ (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz”- USP) como o empresário do ramo que mais promove responsabilidade social e ambiental.

Ulisses Girardi, que tem dois filhos, Laura e Arthur, oferece o testemunho de que o empreendedor pode, e deve alcançar o sucesso empresarial sem abrir mão das premissas que garantem a sustentabilidade da vida no planeta!