Ulisses Girardi lança livro em defesa da reciclagem.

 

Release: Mauro de Campos Adorno Filho (jornalista)

 

A coleta seletiva dos resíduos domésticos e sua transformação é a opção ideal e politicamente correta, em substituição aos aterros sanitários, operados na maioria dos municípios brasileiros. Essa constatação é apresentada, com riqueza de detalhes e com números de custos operacionais, resultando em viabilidade econômica, social e ecológica incontestáveis. O Eco Guia 'VALORAÇÃO DA COLETA SELETIVA – A reciclagem é necessária e viável', de autoria do empresário e ambientalista, Ulisses Girardi, lançado em Mogi Mirim, na quinta-feira, 9 de agosto de 2018.

Em sua obra, Ulisses faz uma comparação entre os dois sistemas – aterro e coleta seletiva, com produção de adubo orgânico – usando, nos dados comparativos, uma cidade fictícia de 100 mil habitantes e conclui que é altamente viável as prefeituras realizarem a coleta seletiva, e transformarem os resíduos em matéria prima para produção de novos produtos. 'Os aterros sanitários, além de demandarem alto custo, agridem o meio ambiente e causam problemas de saúde à população', diz o autor, defendendo a mudança do sistema.

Ulisses é profundo estudioso do tema, e agrega em seu currículo a experiência prática e diária adquirida nos longos dos anos, na produção de adubo orgânico, com matérias-primas renováveis, provenientes de indústrias e agroindústrias. Essa riqueza de conhecimentos está sendo levado Brasil afora, através de palestras e publicação de artigos em revistas voltadas ao meio ambiente, com o objetivo de conscientizar as autoridades para a implantação de uma efetiva e eficaz destinação dos resíduos domésticos.

Atualmente, em parceria com a estância de Socorro (SP), vem aplicando experimentalmente esse projeto com resíduos orgânicos domésticos, através de assessoria técnica e pedagógica.  O referido projeto já apresenta resultados positivos e vem sendo utilizado na recuperação de áreas degradadas, em jardins e na adubação de uma horta municipal, além de enriquecer a merenda escolar com verduras e legumes fresquinhos e sadios. 'Meu sonho é que os municípios brasileiros, a exemplo de Socorro, venham a implantar projetos similares, pois com isso resolveríamos o problema do lixo doméstico, protegendo o meio ambiente e criando centenas de empregos', destaca Ulisses.

Para a implantação da coleta seletiva 'há a necessidade da chamada 'vontade política', cabendo às autoridades legislativas junto com a população, cobrarem dos administradores públicos, a implantação do sistema', diz Ulisses, mencionando que, inclusive, existe legislação determinando a eliminação dos lixões. 'Nessa obra, contemplo dados levantados de diversas fontes, e concluo que a coleta seletiva, acompanhada da reciclagem, é viável dos pontos de vista econômico, social e ecológico, e espero a reflexão por parte dos brasileiros e principalmente das autoridades, pois desta forma estaremos garantindo uma vida melhor às futuras gerações', conclui Girardi.

Preencha o formulário abaixo
pra fazer download do
Eco Guia – Valoração da Coleta Seletiva.

 

*Campos obrigatórios