X Seminário: O Valor do Futuro Verde

Aconteceu nos dias 04 e 05 de junho o IX Seminário: O Valor do Futuro Verde. O evento foi organizado pela Eco Escola Visafértil através da pedagoga Maria Emilia Tavares de Oliveira, em parceria com a Etec Pedro Ferreira Alves, com  Gleise Santos e Maria Lucinda Cavegna. As duas noites, contaram com a participação de brilhantes palestrantes levando ao conhecimento de um grande público de mais de 190 pessoas o lema: “Atividades Humanas e a Questão da Sustentabilidade”.

No dia 04 de junho, a primeira palestra contou com o Sr. Éliton Silvério (economista e consultor do SEBRAE) com o tema: Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305 de 02/08/2010. Éliton ressaltou sobre a importância e o marco histórico dessa nova política da Gestão Ambiental no Brasil, onde lançará uma visão moderna na luta contra um dos maiores problemas do planeta

Após o intervalo, tivemos o tema: O Ministério Público e o Meio Ambiente com Dr. José Roberto Carvalho Albejante, promotor de justiça em Campinas-SP. José Roberto mostrou o dever constitucional de proteger o meio ambiente, o papel que desenvolve nos âmbitos administrativo, civil e o penal.

No dia 05 de junho, iniciamos o seminário com o Sr. Roberval Bichara Battaglini, graduado em Comunicação Social e representando a Sterlix Ambiental, com o tema: O gerenciamento e a co-responsabilidade nos resíduos de saúde. Um dos momentos marcantes foi quando citou que os lixões são uma fonte de recursos econômicos, e de doenças mencionando que várias  crianças e adultos são infectados por  hepatite B, sífilis, casos suspeitos de HIV, problemas de pele e várias outras infecções, por várias doenças.

Concluimos o seminário no dia 05 de junho com a palestra do Sr. Ulisses Girardi, filósofo, empresário e ecologista, com o tema: Lixo a Caminho da Sustentabilidade.

Ulisses mostrou tecnologias inovadoras para o aproveitamento dos resíduos orgânicos sólidos industriais e domésticos. Mostrou também a importancia de se fazer a coleta seletiva. A reciclagem transforma o lixo em matérias-primas para produção de novos produtos, beneficiando famílias dos mais carentes. Os resíduos sólidos orgânicos transformados em fertilizantes podem ser um grande aliado na recuperação de solos degradados, aumentando a produção de alimentos, minimizando a fome do mundo e a pressão do desmatamento – prática sustentável. Imagens e estatisticas foi um dos pontos culminante da palestra. Concluiu o IX Seminário: O Valor do Futuro Verde com a frase: “Precisamos transformar mentes para que as sobras não sejam vistas como lixo, mas matéria-prima para produção de novos produtos mais sustentáveis.”

O Seminário teve o patrocínio da Empresa Visafértil e ACIMM, contamos com o apoio da Diretoria de Ensino e SEBRAE.

As palestras teve grande interatividade do público presente.

Ulisses Girardi

Diretor do Grupo Visafértil