Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente

De 1 a 6 de Junho comemora-se a Semana Nacional do Meio Ambiente, porém, infelizmente, ainda não temos muitos motivos para celebrá-la devido às ações negativas provocadas pelo homem.

Atualmente, a causa ambiental está sendo o centro de muitas discussões. Vários projetos ambientais têm sido anunciados, no entanto, o que se nota é que muitos deles só ficam no papel. Os Projetos de Compensação Ambiental são um bom exemplo disso, em que as mudas das árvores plantadas não vigoram por falta de cuidado, o que agrava ainda mais os problemas já existentes.

A Semana do Meio Ambiente deve deixar de ser meramente um ato social para se tornar uma questão cultural na sociedade. Nesse sentido, um novo paradigma ambiental pode ser alcançado no ambiente escolar, introjetando a ideia de que todos podem ajudar a construir um mundo sustentável a partir do conhecimento, da mudança de posturas e do compromisso com a cidadania. Somente uma ação educativa feita de forma efetiva poderá disseminar valores e atitudes de proteção em relação aos recursos naturais.

Segundo dados da ONU, o Brasil perde 12 mil Km² de floresta Tropical devido ao uso inadequado das terras, e 60 mil Km² entram em processo de desertificação a cada ano. Além disso, o consumo dos recursos naturais excede 25% do que a biosfera pode repor. A não preservação dos recursos naturais coloca em risco a sobrevivência das gerações futuras, além do extermínio de muitas espécies de vegetais e animais.

Os dados acima são sinais de alerta e reflexão, e que nos levam a pensar que a preservação ambiental é dever de todos, e todos precisam fazer sua parte, para que futuramente, possamos comemorar de fato a “Semana do Meio Ambiente”.

Ulisses Girardi
Diretor do Grupo Visafértil e Ambientalista

Informações:

contato@ulissesgirardi.com.br

Compartilhe!