A maioria das pessoas frequenta alguma igreja. Lá buscam conforto espiritual, para os problemas que os afligem. Tentamos nos aproximar de Deus e dos irmãos e nos esquecemos de que Deus está presente na sua criação: a natureza. Muitos desconfortos são causados, porque o “homem” tem uma relação descontrolada com a criação de Deus, explorando-a até a exaustão.
O papel de todos é enorme. Imaginem que ao pregar a palavra de Deus, nos cultos, missas, catequeses, reuniões, se incluíssem o sentido da fé em Deus – Criador.
A Terra é o único lugar que temos para habitar, não é só a casa dos homens, mas de todas as formas de vida. Precisamos compreender que a Terra é um grande organismo vivo.
Para viver necessitamos da natureza, da qual tiramos nosso sustento.
Creio que se pregarmos um “Evangelho Ecológico” poderemos aproximar os homens para salvar a natureza (conforme gêneses 2,15) – “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar”.
O homem foi chamado a cultivar o “jardim da vida” vivendo em harmonia com a criação de Deus. Creio que o “Projeto Pastoral Ecumênica: Fé e Ecologia” poderá ser um despertar consciente de que a fé só é plena se respeitarmos a criação divina: O Planeta.
Ulisses Girardi
Diretor do Grupo Visafértil e Ambientalista
Informações:
contato@ulissesgirardi.com.br
Compartilhe!