Pastoral Ecumênica- Fé e Ecologia

Pastoral Ecumênica- Fé e Ecologia

A maioria das pessoas frequenta alguma igreja. Lá buscam conforto espiritual, para os problemas que os afligem.  Tentamos nos aproximar de Deus e dos irmãos e nos esquecemos de que Deus está presente na sua criação: a natureza. Muitos desconfortos são causados, porque o “homem” tem uma relação descontrolada com a criação de Deus, explorando-a até a exaustão.

O papel de todos é enorme. Imaginem que ao pregar a palavra de Deus, nos cultos, missas, catequeses, reuniões, se incluíssem o sentido da fé em Deus – Criador.

A Terra é o único lugar que temos para habitar, não é só a casa dos homens, mas de todas as formas de vida. Precisamos compreender que a Terra é um grande organismo vivo.

Para viver necessitamos da natureza, da qual tiramos nosso sustento.

Creio que se pregarmos um “Evangelho Ecológico” poderemos aproximar os homens para salvar a natureza (conforme gêneses 2,15) – “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar”.

O homem foi chamado a cultivar o “jardim da vida” vivendo em harmonia com a criação de Deus. Creio que o “Projeto Pastoral Ecumênica: Fé e Ecologia” poderá ser um despertar consciente de que a fé só é plena se respeitarmos a criação divina: O Planeta.

Ulisses Girardi

Diretor do Grupo Visafértil e Ambientalista

Informações:

contato@ulissesgirardi.com.br

 

Compartilhe!