Mirlene Picin conquistou a medalha de bronze na prova de 5km no estilo clássico.

Mirlene Picin conquistou a medalha de bronze na prova de 5km no estilo clássico.

A atleta concluiu o percurso em 15 minutos e 24 segundos, ficando 27 segundos atrás da primeira colocada, e a 14 segundos da medalha de prata.
A pista utilizada para as provas e treinamentos da equipe brasileira fica dentro do complexo Damha Golf Club, na cidade de São Carlos, interior de SP.
O rollerski é o ski com rodas. É a versão de verão do ski cross country, utilizada para treinamento e competição, de todos os atletas desta modalidade durante o período fora da neve. O ski cross country é uma disciplina olímpica de inverno, e o rollerski é o seu “primo” do asfalto não olímpico, mas que já conta com competições nacionais, continentais, campeonatos mundiais e copas do mundo.
 
 
Com protocolos sanitários e redução de participantes e staff, segunda Etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski aconteceu entre os dias 9 e 12 de Outubro em São Carlos.
No novo cenário estabelecido pela pandemia, o Circuito aconteceu de forma diferente: números reduzidos de competidores e testagem de Covid-19 com todos os participantes do evento em dois métodos, sorologia e RT-PCR.
Foi a primeira vez desde março passado, no início da pandemia e do isolamento social, que a equipe brasileira se reuniu. Estiveram presentes atletas masculinos e femininos das seleções adultas e sub 23. As categorias de base ficaram de fora deste evento, preservando os atletas mais jovens.
Para gerenciar o isolamento entre os testados, todo o evento funcionou em uma espécie de “bolha”. Atletas, treinadores e organizadores somente se uniram em São Carlos após todos os testes realizados pelo mesmo laboratorio constarem como negativos. Todos ficaram hospedados no mesmo hotel, isolados de demais hóspedes, realizando as refeições entre a equipe e o deslocamento até a área de treinamento e competição também entre a equipe. Não foi permitido circular por outros locais além dos citados.
 

É importante salientar a importância do Circuito na corrida de pontos no ranking internacional de Ski Cross Country para os atletas brasileiros. O evento possibilita que aqueles atletas que precisam dos pontos no ranking internacional possam competir e, assim, mantenham sua classificação no ranking. Dessa forma, os atletas persistem na disputa pela vaga Olímpica, uma vez que já estamos no período de classificação para os Jogos de 2022 do Ski Cross Country.

“Apesar de treinamento com o rollerski fazer parte da minha rotina, não competia em provas no asfalto desde 2016. Meu foco é nas provas de neve. Mas, um evento destes, mesmo com todas as limitações e peculiaridades por conta dos protocolos sanitários, é de extrema importância para nós atletas, para reunir a equipe e manter o foco nos treinamentos visando as competições futuras” – Mirlene Picin

Lembrando que por conta da pandemia, os campeonatos brasileiros de ski cross country e biathlon de inverno, bem como os campeonatos sulamericanos de ambas as modalidades, todos esses eventos que acontecem na neve do Chile e da Argentina, foram cancelados neste ano de 2020.

Podium Verde Visafertil – 15 mudas foram contabilizadas com este resultado e neste ano de 2020, com apenas 2 competições e 2 podiuns, somamos 40 mudas destinadas ao reflorestamento, projeto mantido por Ulisses Girardi e a Visafertil.

Patrocínio:
Cortag
Visafértil
LEM/TM Motos Brasil
First Imobiliária
Apoio:
Hospital 22 de Outubro
Mediphacos
Fisio Zavarize
Explosão Suplementos
Ibeas Academia
Créditos das imagens: Arquivo pessoal
Legenda: Mirlene durante largada e percurso dentro do Damha Golf Club