Jornal do Estado de São Paulo – Meio Ambiente – Nós e a Mata Atlântica

Jornal do Estado de São Paulo – Meio Ambiente – Nós e a Mata Atlântica

Nós e a Mata Atlântica

É inquestionável a importância da Mata Atlântica por ser um dos biomas com maior bidiversidade do planeta, com apenas 7% remanescente, leva a refletir sobre a insanidade do sistema, que coloca o resultado economico imediato, acima da preservação dos recursos naturais.
Para amenizar os efeitos da devastação das florestas, a Visafértil, criou o projeto de Preservação Ambiental Visafértil, em Benedito Novo/SC, com o objetivo de contribuir para a manutenção e recuperação da Mata Atlântica e sua biodiversidade.

Enriquecimento das Florestas

Para o enriquecimento das florestas, foi selecionado o Palmito Jussara, por ser espécie em extinção e também por fornecer alimentos e refúgio para a fauna local.

Recuperação de Áreas Degradadas

Foi realizado o plantio de várias espécies de nativas, aumentando a biodiversidade.

Preservação da Mata Atlântica

Além do plantio de nativas, o enriquecimento das florestas e a recuperação de nascentes, foi adquirida uma área da Mata Atlântica ainda intacta, mostrando a sua biodiversidade original, com o objetivo de preservá-la.

Recuperação de Nascentes

Após a recuperação, de áreas degradadas com espécies da Mata Atlântica, foi fácil identificar o surgimento de várias nascentes.

Retorno da Fauna

Após a recuperação, identificou-se o retorno de várias espécies de animais em busca de alimentos e abrigos.

Planejamento Futuro

Identificar as espécies e criar Banco de Sementes. O projeto já faz a distribuição de sementes do Palmito Jussara.

Vejo o projeto como um bom exemplo a ser seguido e nos convida a pensar, que é possível ser amigo da natureza, investindo recursos e tempo, para amenizar os efeitos desastrosos provocados pelo homem.

Ulisses Girardi
contato@ulissesgirardi.com.br
www.visafertil.com.br