Ulisses Girard recebe o prêmio Chico Mendes

Ulisses Girard recebe o prêmio Chico Mendes

O Eco Guia: Valoração da Coleta Seletiva, recebeu seu primeiro prêmio!

Prêmio Chico Mendes

No dia 14 de março de 2019, aconteceu na cidade de Curitiba, Paraná, a 11ª edição do Prêmio Chico Mendes. Na ocasião, o Sr. Ulisses Girardi, foi agraciado com a premiação socioambiental em razão de sua obra: Eco Guia: Valoração da Coleta Seletiva – A reciclagem é necessária e viável.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Socioambiental Chico Mendes tem como objetivo reconhecer iniciativas sustentáveis com os melhores cases de sucesso de empresas e instituições certificadas com o Selo Verde, que contribuíram para o desenvolvimento sustentável.

Eco Guia, uma ação que transforma o lixo em riqueza pública.

Todos os dias são produzidas grandes quantidades de resíduos domésticos e é dado a eles um destino incorreto, prejudicando o planeta e as pessoas.
O Eco Guia: Valoração da Coleta Seletiva traz em detalhes a opção ideal para os resíduos domésticos. Abrange a parte econômica, social e ecológica, fornecendo subsídios para a tomada de decisões referentes ao manejo dos resíduos domésticos, pois, segundo Ulisses Girardi, “O lixo é uma riqueza pública, explorá-lo com inteligência e respeito à vida e ao meio ambiente é dever de todos nós”, portanto é preciso transformar nossas mentes para que os resíduos produzidos não sejam vistos como lixo, mas sim como matéria-prima para produção de novos produtos.
O estudo enriqueceu infinitamente o conceito e visão dos resíduos domésticos, portanto cabe a população, município, estado e união a tomada de decisão, dando um destino adequado e sustentável para os resíduos domésticos através da coleta seletiva, prática limpa e que gera centenas de empregos dentro da formalidade, mas para a implantação da coleta seletiva há a necessidade da chamada “vontade política”.

Educação ambiental

O Eco Guia: Valoração da Coleta Seletiva está sendo utilizado também como auxílio didático sobre compostagem nas escolas de Mogi Mirim e região, trazendo um complemento aos professores das áreas de ciências e biologia.

Matéria: Jornal A Comarca de Mogi Mirim.