Projeto Promove Coleta de Resíduos Orgânicos Domésticos em sacos compostáveis para Compostagem

Projeto Promove Coleta de Resíduos Orgânicos Domésticos em sacos compostáveis para Compostagem

“Projeto Promove Coleta de Resíduos Orgânicos Domésticos em sacos compostáveis para Compostagem”

Visafértil, Prefeitura Municipal de Socorro/SP, Eco Escola Visafértil e CISBRA celebram parceria para o desenvolvimento do projeto de compostagem de resíduos sólidos orgânicos domésticos, na Estância de Socorro/SP.

O projeto teve início em 29 de Abril de 2014, através da visita de representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Estância de Socorro/SP na Empresa Visafértil. A estruturação do projeto foi elaborada através de diversas reuniões, com a presença de todos os parceiros envolvidos. Um dos requisitos para o desenvolvimento do projeto foi envolver a população de Socorro/SP.

Na questão pedagógica e ambiental a Eco Escola Visafértil junto com a Secretaria de Meio Ambiente envolveu a Secretaria de Educação através dos diretores, coordenadores, professores e alunos. Foi realizada orientações sobre o projeto da compostagem e foi lançado um concurso com os alunos para a escolha de um desenho e uma frase para representar o projeto.

Frase Vencedora: Aluna: Ana Isabel Bruno Olieni – 4º ano

Desenho Vencedor: Aluna: Andressa da Silva Ferreira – 2º ano

Dentre as etapas do projeto, também foi feita a escolha do local e construído uma área coberta para receber os resíduos para transformá-los em adubo de qualidade através da compostagem.

Após a conclusão de todas as etapas do projeto foi escolhida a data para o lançamento oficial que será no dia 20 de Novembro de 2014, durante o X Fórum Eco Escola Visafértil e Prefeitura da Estância de Socorro/SP. Nessa ocasião será assinado as responsabilidades de cada parceiro.

A coleta de resíduos orgânicos domésticos começa no dia 24 de Novembro no Jardim Gollo.

Sobre a CISBRA

A CISBRA é o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas formado por municípios de pequeno porte, de 6 a 70 mil habitantes, localizados em área de preservação permanente.

É formado hoje por 12 cidades: Amparo, Águas de Lindóia, Itapira, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pinhalzinho, Pedra Bela, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro e Tuiuti.

Desde 2009 realiza reuniões entre os representantes dos municípios de forma a exercer a gestão compartilhada dos resíduos, colaborando na implantação da política nacional de saneamento básico e elaborando para todas as cidades, o plano de resíduos sólidos, garantindo assim, os serviços básicos e melhores condições de vida para a população e para o meio ambiente. Tendo como presidente Luiz Oscar Vitale Jacob e Superintendente Hilário Piffer Júnior. (www.cisbra.eco.br)

Sobre a Eco Escola Visafértil

A Eco Escola Visafértil, nascida do desejo de ensinar a ler e a escrever a alguns funcionários do Grupo Visafértil, a Eco Escola completou 12 anos de atuação na área da educação e conscientização ambiental.

Localizada na sede da empresa, a escola tem por missão educar crianças, jovens e adultos do ensino infantil, fundamental, médio e superior sobre questões relativas ao meio ambiente por meio de parcerias de escolas, com instituições e empresas, promovendo a sustentabilidade e conscientização da população quanto a seu papel na preservação ambiental.

Este ano, na décima edição de seu Fórum ecológico, a Eco Escola participará do lançamento do projeto “Para Reciclar o ‘Lixo’ Orgânico a Compostagem é a Melhor Solução” em conjunto com a Prefeitura da Estância de Socorro/SP, dando suporte pedagógico à iniciativa.

A participação da Eco Escola no projeto visa integrar os esforços da Prefeitura em sua busca de dar um destino adequado aos resíduos orgânicos domésticos pela sustentabilidade com a educação das novas gerações. A Eco Escola irá trabalhar integrando o currículo escolar a atividades vinculadas às demandas ambientais, proporcionando a conscientização quanto ao papel dos cidadãos na preservação do meio ambiente. Gerando interação entre diretores, coordenadores, professores, alunos e comunidade e promovendo sinergia em volta do tema ambiental no município.

Um dos grandes desafios é conscientizar as pessoas dos problemas ambientais e que a solução é transformar o discurso em ações positivas em prol das pessoas e do meio ambiente. (www.ecoescolavisafertil.com.br).

Sobre a Prefeitura da Estância de Socorro/SP

A Prefeitura de Socorro tem a sua sede atual funcionando no Centro Administrativo Municipal localizado à Av. José Maria de Faria, 71, Bairro do Salto, Próximo ao portal de saída de Socorro sentido Lindóia e distância – se a 132 Km da Capital, 110 Km de Campinas. O atual prefeito de Socorro é Dr. André Eduardo Bozola de Souza Pinto e o vice o Sr. Edelson Cabral Teves, para o mandato 2013/2016. A estrutura administrativa de nossa cidade consta com aproximadamente 1180 funcionários distribuídos por 9 Secretárias com o lema “Trabalho de Todos”

Socorro está localizada junto a Serra da Mantiqueira numa extensão de 449,2 Km² (fonte IBGE), com relevo montanhoso e grande potencial hidrográfico, possui uma população estimada de 38.878 (fonte: IBGE 2013), e limita-se ao Norte com Águas de Lindóia e Monte Sião – MG, ao Sul com Pinhalzinho, ao leste com Bueno Brandão – MG, e a Oeste com Monte Alegre do Sul e Serra Negra, fundada na data de 09 de Agosto de 1.829 e comemora o dia da Padroeira N. Sra. do Perpetuo Socorro no dia 15 de Agosto.

Suas principais atividades econômicas são o turismo, comércio e serviços e agricultura e as principais ações administrativas estão direcionadas para as áreas de Saúde, Educação, infraestrutura segurança, turismo e cultura e ações de conscientizações ambientais e atividades relacionadas com o sistema de coletas e descartes ecologicamente corretos dos materiais. (http://www.socorro.sp.gov.br).

Sobre a Visafértil Fertilizante Orgânico Composto

A Visafértil Fertilizante Orgânico Composto foi fundada em 1992 na cidade de Mogi Mirim/SP, localizada na Rodovia 191, Km 1,5 estrada que liga Mogi Mirim a Conchal.

A empresa sempre se destacou pelas técnicas inovadoras que recicla resíduos orgânicos através do processo de compostagem. Transforma matérias orgânicas em adubo de qualidade, rico em substancias húmicas e nutrientes assimiláveis pelas plantas. Agronomicamente os produtos da Visafértil recupera áreas degradadas melhora as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

A compostagem proporciona ganhos ambientais, pois o processo da Visafértil oferece uma solução definitiva, sustentável, inteligente e eficaz para a destinação dos resíduos orgânicos, tendo como meta a inovação tecnológica e a sustentabilidade em benefícios do meio ambiente e da agricultura.

Em Janeiro de 2013 a Visafértil em caráter experimental compostou resíduos orgânicos de restaurantes em sacos compostáveis e em Setembro do mesmo ano participou do projeto piloto de compostagem de resíduos orgânicos domésticos em sacos compostáveis, no qual, já foram apresentados os resultados.

A Visafértil está presente no projeto: “Para Reciclar o “Lixo” Orgânico a Compostagem é a Solução” que servirá de modelo para a Estância de Socorro como também para outros municípios do Brasil. (www.visafertil.com.br)

Além de produzir e comercializar fertilizantes orgânicos fundou a Eco Escola Visafértil, que tem como objetivo a educação ambiental.

O diretor do Grupo Visafértil Ulisses Girardi criou a Preservação Ambiental Visafértil, no município de Benedito Novo/ SC que tem como objetivo preservar os recursos hídricos, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar da população. (www.visafertil.com.br/preservacao-ambiental).

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

Antoine Lavoisier