O Brasil que queremos

Ao pensar no Brasil que queremos, a primeira coisa que me vêm à mente são as recordações de onde nasci e cresci com minha família, vizinhos e comunidade. Tive ensinamentos de princípios morais e éticos e as pequenas tarefas eram de responsabilidade dos filhos mais novos.

Era dessa forma que a gente crescia, com muito afeto, amor e responsabilidade.

A segunda recordação que me vem à mente é a escola. Uma única professora em uma única sala, com quatro séries (da primeira à quarta), onde a professora era digna de respeito e admiração.

Além de vários ensinamentos, aprendemos a cantar o Hino Nacional e crescemos como patriotas “Ó Pátria amada idolatrada”. Idolatrar é transformar algo em ídolo.

Brasil dos sonhos, fervoroso, vivo, belo, transparente, penhor de igualdade, brilhante, independente, deslumbrante, símbolo de amor eterno! “Paz no futuro e glória no passado”, orgulho de SER brasileiro. Vida vivida em sua plenitude.

Não resta a menor dúvida que as coisas no Brasil não estão bem, o que nos resta é criarmos uma cultura consciente de que todos devem ganhar seu sustento com o próprio suor de uma forma digna e humana, respeitando as pessoas e o meio ambiente.

Nós somos o Brasil, somos gente e precisamos fazer nossa parte, separando o joio do trigo. Caminhando firme de maneira transparente, para que nossos filhos e netos possam se orgulhar.

Sei que o Brasil não vai mudar de um dia para o outro, mas se quisermos um Brasil virtuoso, precisamos definir a nossa história.

Ulisses Girardi

Compartilhe!