Inimigos da Floresta

A Fazenda Mandaguari, no norte de Mato Grosso, que conserva 80% de vegetação nativa, foi desapropriada porque foi classificada como grande propriedade improdutiva pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A Fazenda Mandaguari produzia em apenas 20% do imóvel obedecendo a regra ambiental estabelecida em 2001. Com uma extensão de 142 Km² será fatiada em lotes para a reforma agrária.

Os assentamentos organizados pelo governo federal (MST) lideram a lista dos que mais desmatam. O modelo de reforma agrária em vigor é um estímulo ao desmatamento.

O INCRA deveria escolher para a reforma agrária terras já desmatadas, mas ele coloca os assentados no meio da floresta e os abandona à própria sorte. Então a função dos assentados se resume em derrubar a floresta. Atendendo interesses políticos e econômicos de poucos.

É desejável que se faça reforma agrária com conteúdo social, econômico e ambiental, punindo os responsáveis que avalizam os desmatamentos.

Os órgãos constituídos que deveriam estar atentos para reprimir os que não cumprem o código ambiental são os primeiros a desrespeitá-lo.

Ulisses Girardi
Diretor do Grupo Visafértil e Ambientalista

Informações:

contato@ulissesgirardi.com.br

Compartilhe!