28 de Julho – Dia do agricultor

28 de Julho – Dia do agricultor

Segundo a ONU, um milhão de pessoas passam fome no mundo. Em 2050 a Terra terá nove bilhões de habitantes. No momento atual falar de agronegócio é desafiador, pois mais de 50% dos alimentos produzidos no mundo, são desperdiçados, de acordo com o relatório Global Food. Essas perdas são motivadas devido à: colheita e transporte, falta de estrutura no armazenamento e muito desperdício nas mãos dos vendedores e consumidores.

Solucionar este gargalo, também é papel do setor agrícola, mas se faz necessário investir em soluções adequadas para que os alimentos possam chegar à mesa de todos, de forma adequada e saudável.

Para o agronegócio, queremos um Brasil envolvido com biotecnologia e inovação, para prover o futuro e tomar as decisões de um modelo de desenvolvimento agrário baseado na ciência sustentável, proporcionando aos agricultores, qualidade de vida e inclusão social.

Cabe aos moradores dos centros urbanos contribuírem com o agronegócio, separando os resíduos orgânicos domésticos para que sejam transformados em fertilizantes orgânicos, vindo a contribuir com a recuperação de solos degradados, diminuindo a pressão sobre o desmatamento.

Para que tenhamos acesso aos alimentos, é fundamental que todos os setores da sociedade estejam envolvidos a favor de uma agricultura cada vez mais produtiva e eficiente.

Devemos somar forças para gerir um agronegócio sustentável, respeitando a natureza e a justiça social.

Além da produção de alimentos, o agricultor é chave indispensável para o desenvolvimento do Brasil. Parabéns!

 

Ulisses Girardi – Empresário e ambientalista

 

Compartilhe!