Dia Mundial da Terra

Dia Mundial da Terra

O Dia Mundial da Terra foi instituído em 1970 por Jaylord Nelson, senador norte americano. Foi o primeiro manifesto que alertava sobre a poluição do planeta Terra.

Todos viemos da Terra e para a terra retornaremos. A terra nos sustenta e toma conta de todos nós, provendo alimentos para nossa sobrevivência.

“Estou agora apavorado com a Terra, tão calma e paciente; faz crescer coisas tão doces das decomposições; gira inofensiva e imaculada em seu eixo, com uma infindável sucessão de corpos mortos; destila aromas exóticos de infusões fétidas; oferece materiais tão divinos aos seres humanos e no fim aceita os seus restos”, disse Walt Whitman, ensaísta e jornalista norte-americano.

Se o solo não estiver contaminado, os alimentos colhidos serão saudáveis, assim como os que se alimentam deles. Mas se o solo estiver contaminado, contaminados serão os alimentos, o que pode trazer grandes riscos para a saúde.

Veja o que diz o Preâmbulo da Carta da Terra: “Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.”

Para mantermos o equilíbrio do planeta Terra, é preciso conscientização: para sermos saudáveis, saudável deve estar o meio ambiente em que vivemos. Portanto, não podemos contaminar o solo.

Vamos aproveitar esta data para fazer coisas positivas para o planeta Terra.

Ulisses Girardi

Diretor do Grupo Visafértil