19 de Abril – Dia do Índio

19 de Abril – Dia do Índio

19 de Abril – Dia do Índio

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, estima-se que havia seis milhões de índios. Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, as populações indígenas brasileiras poderiam chegar em 10 milhões de habitantes. Atualmente há cerca de 460 mil índios, contando com os que vivem em centros urbanos. Há também quem defenda que hoje existam cerca de 1 milhão de índios. Entretanto, não há uma estatística exata.

Na época do descobrimento, todo o território brasileiro pertencia aos índios que viviam em matas fechadas, utilizando os recursos naturais. A terra pertencia a todos os membros do grupo, de onde tiravam o próprio sustento. Eles produziam os próprios instrumentos para caçar, pescar, coletar e plantar. Viviam em harmonia com a natureza, pois os alimentos para sobrevivência vinham da floresta. Com a chegada dos portugueses, essa liberdade acabou.

“… os brancos achavam que as terras eram deles. Não reconheciam que essas terras tinham donos, que os índios eram pessoas livres, tinham um trabalho livre…” (trecho da Confederação dos Tamoios).

Nos dias de hoje esta situação não mudou: as terras dos índios continuam sendo ocupadas. Esse problema afeta muito a vida dos índios, pois sem espaço para caçar, pescar e plantar, eles não tem alimentos, e muitos acabam morrendo desnutridos, principalmente as crianças.

Minhas homenagens para esse povo que luta para defender suas culturas, sua terras, suas vidas e sua dignidade.

Ulisses Girardi
Diretor do Grupo Visafértil e Ambientalista

Informações:

contato@ulissesgirardi.com.br

Compartilhe!